Tintas • Sustentabilidade

Quando me propus trazer ao Blog materiais e serviços atrelados a sustentabilidade encontrei inúmeras opções ligadas a arquitetura, mas poucas na âmbito do Design de interiores. Sendo assim, a ideia é focar em alternativas para acabamentos internos e automação que podem contribuir para o meio ambiente.


Bom, encontrei um tema incrível e muito presente em minha profissão: Pintura. Muitas tintas ainda vendidas no mercado possuem em sua composição o COV ou VOC (compostos orgânicos voláteis) que polui o ambiente interno, e pode fazer mal a saúde. Por isso não se recomenda ficar num espaço com paredes recém pintadas.


A escolha dos consumidores e arquitetos por tintas látex a base d'água começa com a preocupação com a saúde. Pra você ter uma idéia, tintas à base de solvente chegam à quantia de COVs maior do que 400 g/L em sua fórmula, enquanto uma tinta látex diluída em água tem, em torno, de 1,80 g/L.




O material ainda não pode ser considerado sustentável, mas é de fato menos prejudicial a saúde e menos agressivo ao meio ambiente. Sendo assim, já pode ser utilizado em empreendimentos sustentáveis! A procura pelo produto vem pressionando grandes marcas a retirarem componentes como esses das formulas.


Ainda não temos, aqui no Brasil, uma lei ou tipos de certificação para produtos com garantia de sustentabilidade, porém integrantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) procuram diminuir os níveis desses compostos.


Bom, a tinta a base d'água possui outras vantagens como fácil limpeza e a ausência de odor! Já apliquei tintas a base d'água com clientes morando do Apto e foi super tranquilo.

Agora você já conhece um produto fácil de se usar em sua obra com uma ideia sustentáveis.

Até o próximo Post!