Receba as novidades do Blog!
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

Sustentabilidade • Telhado Verde

Enfim, sustentabilidade anda ganhando a cada dia que passa a importância e respeito que merece. O impacto ambiental trás responsabilidades para todas as áreas e na arquitetura e design não podiam ser diferente. A escolha consciente dos materiais, a preservação do verde e a otimização dos recursos naturais estão em evidência em inúmeros projetos. Mas, confesso que gostaria de ver mais marcas e produtos ligados ao design de interiores com propostas sustentáveis.


O tema rende! Então vamos por partes, hoje falamos de ''telhado verde'' construído com vegetação. Digo isso porque você precisa saber que ''telhado verde'' é aquele que possui qualquer ação sustentável como vegetação, painéis solares, telhas shingle e etc.


Agora vamos à ele. Não é incrível quando um serviço ou produto junta funcionalidade e beleza. Vegetação no telhado minimiza o escoamento de água e se feito corretamente, possui um sistema de armazenamento de água da chuva para irrigação. Também auxilia no ''sequestro'' de gás carbônico e na criação de novos habitats. O exterior da construção ganha estilo e beleza, e o interior recebe benefícios como um melhor isolamento térmico e acústico.






A construção de um ''telhado verde'' depende de inúmeros detalhes. . Você pode optar pelo telhado intensivo, que comporta vegetação mais densa, maior variedade e plantas maiores. Mas precisa de maiores cuidados e sistemas estruturais adequado para suportar o peso. Já o telhado extensivo é menos robusto por isso é mais leve. É mais ''barato'' porém não leva benefícios iguais, como suportar grandes cargas de água.


Se gostou da ideia, primeiro te aconselho a buscar um bom profissional. É de extrema importância que a execução seja bem feita para que não haja problemas futuros como infiltrações. Um paisagista em sua obra é essencial! Ele pode te auxiliar na melhor escola das plantas como vegetação nativa, com fácil adaptação e menor necessidade de rega.


Olha só que legal. Em minhas pesquisas descobri que se a pratica se popularizar em meio a cidade, a vegetação pode baixar a temperatura do local em até 5ºC. Também descobri que que algumas cidades brasileiras já aderiram ao IPTU Verde. Quem possui residência ou empreendimento com qualquer ação sustentável pode conseguir até 12% de desconto sob o IPTU do imóvel. Cada medida é dada uma porcentagem de desconto. Incentivo do governo para que mais obras sustentáveis sejam executadas é essencial.


Espero que tenham aproveitado o post, e quero trazer o tema muitas vezes ao blog. Até a próxima.