Projeto Executivo (parte 2º) • Arquitetura pratica

Mais um post da série #arquiteturapratica! Hoje vou te falar sobre Acabamentos e Layout. Se você ainda não conhece a série, é só clicar aqui para ver todos os post em sequencia e aprender tudo sobre Projeto de Interiores!


Bom, depois das plantas de demolição e construção precisamos mencionar os acabamentos. Faço uma planta só para eles! Uso faixas coloridas para especificar cada um. Aprendi isso em um escritório que trabalhei e aproveito a dica até hoje.


Olha só a planta logo abaixo. Determino cada tipo de acabamento por cores, e aplico uma faixa bem fininha perto da parede correspondente. Assim, o engenheiro já pode identificar qual o tipo de material que será aplicado ali. Isso ajuda para decidir, por exemplo, se a nova parede deverá ser em Drywall ou alvenaria. Ajuda a decidir a melhor opção.


Além dos revestimento, já indico as paredes que serão pintadas e, na legenda já mostro qual a cor e marca. Parece uma planta simples, mas é de extrema importância! Nela já aproveito para definir também quais vistas precisarão ser desenhadas para mostrar a paginação de revestimentos. Paginação é tema para outro post, mas já fique sabendo que é super importante te-las em obra!

Do acabamento ao Layout. Pra mim essa é planta mais gostosa de montar. Se você ainda não sabe, o layout serve para distribuir os mobiliários resolvendo circulação, ergonomia, iluminação e design. Ou seja, tudo depende dele! Mas a planta que chega na obra é mais técnica mesmo. Vou adicionando os bloquinhos e determinando hachuras coloridas para cada tipo de acabamento.


Por exemplo: verde para mobiliário pronto; marrom para marcenaria; amarelo para marmoraria; azul para louças; roxo para mobiliários já adquiridos que virão com a mudança! Além disso, sempre puxo todas as cotas de circulação. Um desenho colorido e uma legenda bem simples já pode resolver tudo na obra!

Já disse aqui e vou repetir: queria sempre detalhar tudo nos mínimos detalhes em plantas que, quando lidas pela equipe de obra, mais confundiam do que ajudavam. Sou super a favor de desenhos limpos, coloridos e intuitivos! Faz uma diferença enorme, vai por mim!


Espero que tenham gostado de mais um post de #arquiteturapratica e até o próximo sobre Planta de Piso e Paginação!


160 visualizações