Primeiro Apto • Dicas

Mais um post saindo do forno com conteúdo super interessante! Lá nos Stories sempre dou algumas dicas do que você precisa conferir ANTES de comprar o apto dos sonhos. E, pronto! Resolvi juntar todas, ou quase todas, em um post só. Muita calma nessa hora! Respira fundo e veja cada detalhe com cuidado, afinal uma desistência pode te custar o valor do sinal pago no imóvel.


1. Veja se o Apto supri suas expectativas de reforma:


Você sonha com aquela sala integrada à cozinha americana? Ou então aquele terceiro quarto que pode ser transformado em um closet? Então, antes de fechar qualquer negócio, peça para ver a planta técnica do Apto. Aquela que vem junto ao manual quando você recebe as chaves, sabe? Veja se as paredes internas do imóvel podem ser modificadas, onde se encontram os pilares, onde são as prumadas (torre de hidráulica e gás do prédio) para não levar susto na obra! Atenção: Peça a planta TÉCNICA. A planta que o corretor te mostra é apenas comercial e não contém indicações estruturais.


Imagem: Studio oh l À esquerda planta comercial. À direita planta técnica.

2. Se o condomínio já estiver com moradores:


Queira saber sobre o que os condôminos decidiram em reunião. Como por exemplo as regras para bichinhos de estimação. Regras para uso da área comum, quadras, piscina, academia e etc.


Outro ponto que pode ser observado também é quanto as mudanças permitidas na a área gourmet ou varanda. Já tive clientes que tinham vontade de retirar as imensas portas de correr para integram a área externa à sala, e levaram um susto quando descobriram que o condomínio não permitia tal mudança! Assim como, por exemplo, não poder aplicar revestimento ou colocar uma cor diferente nessas áreas, mesmo quando fechada com vidraçaria.


3. Ar condicionado:


Se o empreendimento for novo, já pergunte sobre a infra de ar condicionado entregue. Veja se há realmente alguma infra, ou apenas indicação de sugestão na planta da construtora. Você precisa saber disso para prever esse gasto em seu orçamento, que convenhamos, não é barato!


Agora, se o empreendimento for novo ou antigo, veja se o mesmo comporta infra para ar condicionado. Muitos compradores não se atentam a isso e depois precisam se contentar com ventiladores.


4. Local:


Escolha um Bairro que vá suprir seu dia a dia! Uma boa localização que se encaixe na sua rotina. Veja se há empreendimentos que te interessam por perto, farmácia, padaria, mercado, escolas, e etc.


Aproveitando esse gancho, veja se o imóvel é confortável para sua família. Se é um casal, sem filhos, com filhos. Quantos banheiros e se haverá um lavabo. Dica importante essa do lavabo viu!



5. A vista:


Parece besteira, né? Mas quando estiver olhando o apto, debruce na varanda e dê uma boa olhada para a vista! Não só na varanda, mas de preste atenção na vista de todos os quartos. Veja se te agrada. Se não há nada que te incomode. Uma dica valiosa! Olhar para o horizonte relaxa a vista, consequentemente, nos relaxa. Dê valor a uma paisagem que te agrade.


6. Luz Natural:


Tente visitar o Apto em horários estratégicos. Inicio da manhã ou fim de tarde. Repare onde o sol nasce e onde ele se põe. Isso é importantíssimo para saber se a incidência do sol em relação do ao seu imóvel. Sol muito forte na varanda pode esquentar demais o ambiente. E espaços que não recebem nenhuma luz direta do sol podem ser gelados! Sei que é difícil encontrar a perfeição, mais o adequado é que seu apto esteja virado para o leste! Alguns empreendimentos cobram até mais caro por imóveis assim.



Bom, espero ter te ajudado com todas essas dicas! Ficar atento antes de investir nossas economias é o mínimo, não acha? Até o próximo post!!







72 visualizações