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1º Reunião • Arquitetura prática

Hoje, no #arquiteturapratica trago pra vocês tudo que acho importantíssimo na primeira reunião com seu possível cliente. Não tenho uma fórmula mágica, mas sei o que pode ajudar (e muito!) na hora de fechar um projeto.


Já vou mandar a dica mais importante desse post: mergulhe fundo em sua profissão. Participe de eventos, leia revistas e mantenha se antenado! Arquitetura e Design de Interiores é muita técnica e mão na massa, mas também pode mudar de fato a vida de uma família, ou a produtividade de uma empresa. Isso é 80% do que seu cliente precisa saber!


Assim que criar o site e Instagram do seu escritório, entregue seus cartões de visita por aí. Fique tranquilo, uma hora seu telefone vai tocar! E aí, marque uma reunião para conversar e saber do que seu futuro cliente precisa.


Primeira dica: marque uma reunião presencial! Porque? Seu futuro cliente precisa e quer te conhecer. Seja você mesmo, e troque uma idéia com ele. Faça perguntas sobre o projeto, qual estilo ele gosta. Assim, além de conquistar um amigo (como quase sempre acontece comigo), você já consegue um Briefing (tema para o próximo post), o que é ótimo para o início do projeto. Por isso também, gosto de marcar a primeira reunião do local de intervenção (o apê ou a sala comercial). Assim você já pode visualizar o ambiente ao vivo, o que ajuda na criatividade, e mostrar algumas sugestões de mudanças bacanas ao seu cliente.



Além disso, uma reunião presencial é importante para que você leve uma proposta com valores, e que explique cada etapa e a importância delas para o projeto. Sinto que muitas vezes perdemos clientes por falta de informação. Algumas pessoas acham que contratar um arquiteto é ''caro''. Por isso é de extrema importância que nós arquitetos saibamos explicar o que inclui um projeto de arquitetura: além do nosso conhecimento vasto desse mercado, nossa criatividade e sensibilidade, um projeto inclui inúmeros desenhos técnicos para obra (hidráulica, elétrica, estrutura) , caderno de marcenaria, marmoraria e especificação de mobiliários.


Mostre algumas imagens 3Ds de outros projetos seus. O ponto alto que irá de fato engajar seu cliente no projeto. Isso fará dele mais participativo e curioso para ver seu futuro ambiente. Hoje, imagens 3D são INDISPENSÁVEIS! Só arquiteto gosta de planta, entenda isso de uma vez por todas! Além do mais, seu cliente tem todo o direito de ver como sua casa ou escritório ficará ao fim da obra.


Outra dica que não posso deixar passar. Precisamos tirar do cliente o peso e preocupação da fase mais difícil da nossa profissão: A obra! Ofereça um acompanhamento. Já vi muito arquiteto fugindo dessa etapa, mas ninguém percebe que com o arquiteto em obra, os problemas caem pela metade. Pode acreditar!


Se o cliente se sente a vontade com você, e entende a importância do seu trabalho, ele fecha! Então, boa sorte com sua reunião e até o próximo Post!