Painel funcional • Arquitetura prática

Atualizado: 26 de Ago de 2018

Já sabemos que os espaços estão cada vez mais integrados. Além de ampliar o ambiente aumenta a convivência entre pessoas que moram ou trabalham juntas. Pensando nisso, projetei um painel no Apto Mood que resume a funcionalidade e circulação do espaço.


O painel foi desenhado por mim e será fabricado em marcenaria. O design foi inspirado em um modelo de Cobogó da Portobello, o Elemento Branco. A idéia será passada ao marceneiro por meio de desenhos técnicos e maquete eletrônica, assim como toda marcenaria. O acabamento não está definido por conta da variação de valores. Vou resolver isso com os clientes mais pra frente com orçamentos em mãos.



Olha só as próximas imagens! Pra tentar simplificar, anexei 3 plantas pra que você possa entender o projeto. Na primeira, te mostro a planta original. Na segunda, as paredes que serão demolidas. Já na terceira, as paredes que serão construídas (pouca coisa, só a extensão dos banheiros pra ganhar um pouco mais de espaço). Na imagem maior, já te mostro o painel implantado no desenho.



Falando em funcionalidade, o painel não só integra totalmente os espaços como separa e, ainda acomoda a estrutura para a TV da sala. Dois painéis serão fixos (piso-teto) e dois serão de correr, com trilhos superiores. Isso é super importante! Qualquer volume no piso, por menor que ele seja, pode causar um tropeção.


Também preciso te falar sobre o banho 2, que não é um lavabo mas exercerá o papel. O ambiente acabou ficando na ''área íntima''. E, quando meus cliente receberem visitas ele precisa estar integrado à sala. Por isso, além dos módulos centrais, o painel se extende à mais duas portas, que quando fechadas formam um corredor para o tal lavabo (representado pela cor amarela na imagem)


Quando o painel central se fecha e as duas portas ficam abertas, formamos dois espaços: Convivência (sala tv, cozinha, jantar) e íntimo (suíte, banheiros e closet).




Está confuso??? Calma que tem mais!!! Agora vamos falar da estrutura interna do painel fixo que comporta a tv que falei lá no início.


Vou ser sincera! Eu desenho e depois tenho que fazer uma reunião com meu marceneiro para entender a execução. Mas, já sei que vamos precisar de uma espessura significativa para a passagem de uma estrutura em aço, bem localizada, correndo por dentro desse painel para a instalação do suporte da TV. Sei também que ele precisa ser oco. Não precisamos de muito, duas polegadas já basta para a passagem de conduítes. Assim podemos garantir a passagem dos cabo HDMI e antena até o rack.


Ufa! Acho que disse tudo. Um visual incrível é tudo, mas devemos ir muito além disso! Sempre agregar funcionaliza e valor a tudo que criamos. O painel encheu o olhos dos meus clientes que nem imaginam o que ele irá realmente lhes proporcionar: convivência, intimidade e privacidade. E chamou muito a atenção de estudante de arquitetura incrivelmente interessados lá do insta do studio.