Receba as novidades do Blog!
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

Mindfulness • Atenção plena

Você conhece o termo MindFulness? Até ontem eu também não conhecia. É uma técnica aplicada em forma de meditação propondo a redução do stress. Quis trazer esse tema para o blog, porque li muitos artigos sobre o tema que envolvem nossa profissão.


Desde o primeiro dia no curso de arquitetura descobrimos que a profissão não é fácil. Durante a faculdade passamos por tanto Stress que nem sei como conseguimos completar os 5 anos! São inúmeras noites sem dormir pra finalizar projetos que nunca acabam. Um dos artigos que li mostrava que 52% dos estudantes de arquitetura expressão preocupação com relação a sua saúde mental, pesquisa do The Architect's Journel. Vai por mim, isso não acaba na faculdade.


E, claro que não somos só nós arquitetos, que passamos por stress constante. Além de aplicarmos essa nova técnica em nossas vidas pessoais e profissionais, devemos isso aos nosso clientes. A arquitetura e design pode e deve agregar o Mindfulness aos espaços residenciais e comerciais. Separei alguns tópicos importantes.



Desintoxicação: O primeiro passo é despachar tudo que não use mais. Itens que estão guardados no armário e que você sabe que não precisa. Mantenha só aquilo que te faz bem, que tenha boas lembranças e que te inspiram.


Organização: Arrume a cama assim que levantar, organize sua prateleira deixando seu livros e objetos em harmonia. Leve a organização para a casa toda. Espaços desarrumados podem desgastar e tirar sua atenção.


Plantas: Claro que o verde não ia ficar de fora. Além de purificar o ar e trazer diversos benefícios a saúde física, cuidar delas é praticar de fato o Mindfulness. Falei no post sobre Suculentas o quando estou amando cuidar da minha. É de verdade, uma terapia!




Texturas: Sabe aquele tapete fofo que temos na Sala de TV , é disso que estou falando. Proporcionar um ambiente acolhedor e aconchegante a partir de tapetes, almofadas, mantas e puffes bem fofos.


Um cantinho especial: Aquele cantinho com uma galeria na parede com fotos de viagem, lembranças de família. Ou uma poltrona que te abrace para que você posso tomar um chá ou ler um bom livro. Se tiver uma vista incrível, use a abuse dela nesse espaço de relax.


Spa em casa: Disso que não abro mão. Um dormitório ou banheiro estilo Spa é pura descompressão. Já fiz um projeto com banheiro Spa, e meus clientes adoram relaxar por lá. Além da decor, acessórios como velas também podem ajudar no clima.




Iluminação: Luz natural precisa de destaque. Deixe a luz entrar e esqueça as cortinas Blackout em casa. Durma com a luz natural, e acorde com ela também. Faz bem a saúde! A iluminação artificial também precisa de atenção. Ela pode até potencializar os efeitos da luz natural.


Mobiliário: Conforto. Na Casa Cor SP desse ano, reparei que TODOS os ambientes acomodavam móveis, e principalmente camas baixas. Eu mesma sempre achei que camas mais baixas são mais acolhedoras, talvez por estarem mais perto do chão. Mas enfim, entendemos a dica e muitos arquitetos trouxeram para a amostra essa nova tendência que apareceu muito em Milão. Móveis altos e robustos, podem diminuir poluir o espaço.


Pra finalizar, devemos explorar todos os sentidos da melhor forma para transformar nossa casa em um verdadeiro refúgio da vida estressante. Seja um membro do Blog e comenta aqui em baixo se você também não conhecia o tema e se gostou no Post. Até a próxima!





24 visualizações