Memorial • Arquitetura pratica

Depois de quase 20 dias, estou de volta! Minhas férias foram uma delicia, mas é tão gostoso estar de volta sabe? Então, volto com tudo falando de #arquiteturapratica! Hoje vou te contar brevemente sobre o Memorial Descritivo e sobre a importância dele. Nele, resumo todos os serviços de todos os fornecedores, incluindo também tabela de materiais e acabamentos. Calma, vou te dar quatro motivos e explicar cada um deles pra que você saiba a importância que um memorial bem feito!



Primeiro: Organização

Ele é essencial para que você consiga se organizar! Colocar tudo em ordem na transição entre a finalização do projeto e o inicio da obra é extremamente importante para que surjam ''menos erros''. Digo isso porque sabemos obra é ''terra de ninguém''. É rir pra não chorar!


Segundo: Quantitativos

Ainda na área da organização, quando iniciamos a fase de orçamentos precisamos ter todos os serviços com quantitativos (unidade, metro quadrado e etc). Isso não facilita sua vida, é ESSENCIAL. Vou te dar um exemplo: Você precisa relatar todos os serviços que seu empreiteiro irá orçar (vide imagem abaixo), então você lista passo a passo com as metragens referentes a cada serviço por ambiente. Eu uso o mesmo procedimento com todos os outros fornecedores, montando um documento completo e sempre envio a eles junto ao projeto.


__________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________


Terceiro: Compras

Além de ser um documento essencial para que você envie aos fornecedores, é um relatório completo da obra. Sempre vou com meus clientes comprar revestimentos, louças, metais, e acabamentos gerais para a obra. Com o memorial em mãos, nunca falta nada! Tenho as tabelas de acessórios tudo ali também organizados por ambientes, e conforme vamos escolhendo os materiais vou dando ''ok'' na tabela.

__________________________________________________________________________________




__________________________________________________________________________________



Quarto: Tabela de valores

Com o memorial pronto, fica mais fácil de organizar a tabela de valores de obra que você precisa apresentar ao cliente. Assim nenhum fornecedor ou serviço fica de fora!


Bom, espero que tenha resumido bem! Agora você entende porque sempre tivemos que montar um Memorial Descritivo para cada projeto da faculdade, né? Deixe aqui nos comentários o que achou e, até o próximo post!