Macramê • Feito à Mão

Quando vejo um Macramê, saiu correndo pra filmar e postar lá nos Stories. Mostro tanto dessa técnica incrível lá no insta (@studioopenhouse), e percebi que sabia muito pouco sobre. Um trabalho tão incrível, que hoje é tido como protagonista em peças de decor.


Você pode até achar que é uma técnica super atual, mas não! Com certeza, algum pano de prato ou toalha da sua casa tem um trabalho desses na barra, deixando soltas aquelas franjinhas da tecido.


Macramê é uma técnica exclusivamente manual. Não necessita de qualquer maquinário. Os fios são traçados e atados por nós que se transformam em diversas tramas e desenhos criando acabamentos incríveis. A técnica foi muito popular nos anos 70 e com a febre do estilo DIY, está voltando com tudo! E, não só aparece forte na arquitetura de interiores, mas também na industria da moda!






Estou vendo muitas marcas aderindo à esse artesanato. Na DW desse ano, mostrei o Stande da Tidelli que apresentou uma linha todinha em Macramê utilizando corda náutica como principal material em objetos e mobiliários, que podem ser usados em áreas externas . Vale a pena dar uma olhadinha na coleção: Tidelli Outdoor Living. Uma curiosidade que aprendi com eles na High Design: o Macramê em corda náutica, na maioria das vezes é confeccionado por homens, pois requer um esforço físico maior.


A tecelagem possui um charme tão único, que vemos por aí muitas peças únicas! Galhos charmosos com um Macramê trabalhado que preenche a Decor. A técnica vem sendo usada também em mobiliários, luminárias, biombos e etc. Além disso, é encontrado em peças decorativas como almofadas, cachepô para vasos e até mantas para compor o sofá. Outra opção incrível para Decor: Macramê delimitando ambientes. Uma peça linda que pode dividir a cozinha da sala, por exemplo. Acho charmosíssimo!


E, é uma verdadeira terapia. Assim como o crochê, por exemplo, pode te distrair do stress diário e relaxar. Alguns dizem que pode ser viciante! Que coisa boa de se viciar né? Espero que tenham gostado do post, até mais!