Receba as novidades do Blog!
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

Método Montessori na Decor

Quando resolvi trazer o tema ao Blog busquei entender a fundo o Método criado pela italiana Maria Montessori. Fiquei encantada! O ponto mais importante do método é que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário. O seis pilares do método são: Autoeducação; Educação como ciência; Educação cósmica; Ambiente preparado; Adulto preparado e; criança equilibrada.



Agora, onde nós arquitetos entramos nisso? Podemos projetar ambientes que proporcionam liberdade, para que os pequenos possam desenvolver sua independência. Já apliquei as regras do método no quartinho da minha primeira cliente mirim, minha chara, Marcela. Poliana, sua mãe sentiu bastante diferença após o novo quartinho ficar pronto. A pequena descia da cama sozinha, escolhia as fantasias que queria vestir, e guardava seus brinquedos depois de brincar. Vou te explica o porque.



Brinquedos e livros de leitura devem estar sempre ao alcance da criança. Sendo assim, as prateleiras devem ser instaladas em alturas mínimas. Dessa forma damos liberdade à criança em buscar pelo brinquedo ou livro desejado, e depois devolve lo no lugar.


Seguindo o mesmo pensamento, podemos projetar uma arara baixa no closet (na altura de um calceiro padrão) para que a criança tenha acesso as roupinhas. Minha cliente colocou nessa parte do closet, apenas fantasias, achei a ideia genial! Mas, se você já tem um closet prontinho, pode improvisar com uma arara solta, bem baixinha feita na marcenaria.




Ainda seguindo a idéia de independência, o berço é substituído por uma mini cama, próxima ao chão. Desse forma, a criança pode subir ou descer de sua própria caminha sem ajuda de um adulto.


Em quartinhos Montessorianos sempre encontramos barras fixadas nas paredes, também baixinhas para que bebês que ainda estão nos primeiros paços, possam se movimentar sozinhos. E, o espelho que auxilia no auto reconhecimento da criança.



Agora, segurança em primeiro lugar! Cada item que citei acima devem seguir regras importantíssimas de segurança. Os espelhos devem ter acabamento e instalação apropriada. Na marcenaria, estrutura forte e nenhum tipo de fixação deve ficar aparente, como parafusos, pregos e dobradiças. Ainda no tema segurança, escolha tapetes com a trama baixa.


Ultima dica: decoração leve, com poucos móveis e objetos. Aproveite bem o espaço livre.

E, é isso! Estava com saudade de escrever aqui. Espero que tenha aproveito o post. Tchau!