Receba as novidades do Blog!
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Instagram Icon

Projeto Executivo (parte 1º) • Arquitetura pratica

Atualizado: 22 de Out de 2018

Agora só falta o projeto executivo para sua obra começar! ''Só'' é modo de dizer né, porque acho a etapa mais trabalhosa de todo projeto. Além das horas de desenho técnico é necessária muita atenção para que tudo fique bem redondo. Ia trazer o tema geral para Projeto Executivo, mas é tanta coisa que vou dividir por etapas.


Depois de tudo definido na apresentação do Projeto Conceitual, e na reunião de detalhamento de Marcenaria, você pode começar. Resgate aquela planta onde você apresentou o Layout ao cliente, e comece trabalhar nela. Tenha em mãos a planta estrutural para te guiar. Uso a mesma sequencia de trabalhos na obra para determinar quais pranchas farei primeiro. Sendo assim, vamos a planta de demolição!


Planta de Arquitetura, à Demolir: O ponto de partida do quebra-quebra. Na fase inicial da obra, a equipe já começa a demolição.


1. Em planta já indico quais portas serão mantidas. Isso porque as mesmas precisam ser retiradas e protegidas para que não sofram estragos durante a obra. Também já indico as que serão descartadas. A esquadrias também entram na jogada, principalmente quando integramos a sala com a varanda.


2. Depois indico o destino das pedras, louças e metais que foram entregues pela construtora. Algumas peças são reutilizadas com frequência! Depende muito da qualidade e marca que a construtora decidiu trabalhar. Mas basicamente, as pedras sempre são descartadas pois não há como reutilizar.


3. Indicação de todas as paredes de alvenaria que irão deixar de existir. Já indico por meio de textos quais ambientes terão pisos e revestimentos removidos, entregues também pela construtoras.


4. Nessa planta já aproveito para mencionar os nichos que serão abertos na alvenaria. Na maioria das vezes, são aqueles nichos que ficam dentro do Box como porta shampoo. A dimensões desses nichos estarão especificados na planta de detalhamento (assunto para depois).


5. Pode perceber que uso algumas hachuras que estão na legenda da prancha. Uma para estrutura, uma para alvenaria e outra para indicar o que será demolido.


Planta de Arquitetura, à Construir: Aqui já começarmos a dar forma a obra.


1. Pra começar, indico as novas paredes em alvenaria do espaço. Assim nós já delimitamos os ambientes novos. Se o projeto conter portas de correr em marcenaria, painel ou paredes em Cobogó, já adicione tudo aqui! Só escolha um cor para cada material e especifique na legenda, ok? Isso deixará bem claro ao pessoal da obra quais serviços serão executados por eles e quais serão executados por outros fornecedores.


2. Nessa planta já aproveito para indicar pontos de hidráulica que serão modificados. Algumas vezes tenho que desenhar uma planta só para hidráulica, mas quando as mudanças são poucas já indico tudo aqui.


3. Agora, a hachura listrada na cor preta que você vê na planta, são as bases em alvenaria, quase sempre com 10cm de altura, que receberam os móveis em marcenaria. As mesmas recebem piso ou pedra como acabamento e protegem o móveis planejados da umidade na hora da limpeza. São indispensáveis em áreas molhadas.


5. Se for nivelar algum piso na obra, essa é a hora de indicar. A hachura verde mostra que a equipe deve preencher o piso da gourmet para nivelar com o piso da sala.


6. Pra finalizar, não se esqueça das cotas! Algumas medidas fazem uma falta enorme no dia a dia da obra. Mesmo se dimensionar o projeto em tal escala não é suficiente, afinal não é todo mundo que tem um escalimetro no bolso! Então dê uma atenção especial a elas!


Já comentei uma vez lá no Instagram que no inicio meus projetos eram cheios de detalhes que no dia a dia, só confundia a equipe que estava em obra. Então comecei a simplificar os desenhos e só adicionar o que realmente importa e manter sempre o projeto bem limpo!


Espero que o post tenha sido proveitoso e até o próximo #arquiteturapratica!