Closet Perfeito • Módulos

Sempre estou desenhando Closets para alguém. Seja para adulto, crianças ou bebês. E, alguns clientes reclamavam de seus closet antigos por diversos motivos. Então, vou te contar o que não pode faltar em um closet para que você possa montar o seu, ou de seus cliente também! Vale lembra que cada pessoa dispõe de necessidades diferentes. O Closet perfeito é aquele que te atende! Então, de todas as dicas que vou te dar, filtre as que mais funcionam pra você!


Vamos às dicas! Primeiro tópico importantíssimo: araras. Percebi que quanto mais araras em um closet melhor! Já tive feedback de clientes que aprovaram abrir mão de metade das gavetas para pendurar as roupas em cabides. Além de ocupar menos espaço, você pode organizar suas peças por cores e, nunca mais vai esquecer de usar aquela blusa que ficava lá no fundo da gaveta. Ainda no mérito das araras, SEMPRE faço de tudo para deixar um espaço para vestidos longos. Vai por mim que vale a pena! Outro ponto são os calceiros. Araras mais baixas para que você possa colocar sua calças penduradas. Assim não precisa empilhar todas e ficar naquela situação chata: tirou uma de baixo, desarrumou as de cima.


Mas, não é por isso que temos que abrir mão das gavetas. Alias essas também são super importantes. Afinal, não é tudo que dá pra pendurar né? Por exemplo, blusinhas que não param no cabide e pijamas. Gosto de mesclar os tamanhos das gavetas. Faço algumas mais altas para roupas e pijamas, e algumas mais rasas para roupa intima e biquinis. Também podemos fazer algumas bem delicadas para acessórios. Esse jogo de dimensões também deixa o closet super bonito.





Temos também os polêmicos nichos. Muitas lojas de planejados enchem o closet deles. Eu não tenho certeza, mas acho que fazem isso com a intenção de baratear o móvel. Nichos menores são necessários, mas para itens específicos como toalhas, bolsas, roupa de cama e só! Claro que essa é a minha opinião. Acho que guardar roupas em nichos dificulta na organização. Aqueles nichos no alto do closet são bem úteis também, para guardar colchas, cobertores e malas de viagem. Itens que não usamos com muito frequência.


Sapateiras. Essas precisam ser pensadas. Gosto de especificar em meus projetos de marcenaria as sapateiras em forma de prateleira com corrediça. Dessa forma podemos acomodar um par atras do outro e, quando puxamos a prateleira, conseguimos visualizar todos os pares. Também gosto do estilo prateleira fixa e um pouquinho inclinada. Acho linda e deixam o closet com cara de vitrine, porém o aproveitamento de espaço pode ser menor. O que não recomendo, sapateira acima ou na altura dos olhos. Acho ruim o acesso e deixa um aspecto ruim, por conta das solas.


Pra finalizar vou falar dos organizadores. Pelo menos é assim que chamo. São ''caixas'' soltas com tampa, ou não que ficam acima das gavetas normalmente, ou sob a ilha, quando o closet possui uma. Servem para guardar acessórios rápidos como relógio, óculos de sol e jóias. Acho super sofisticado e muito funcional.


Acho muito valido investir em um closet sob medida. Ir à uma marcenaria e pedir pra que façam um closet no seu número! No próximo Post trago medidas básica de um closet perfeito. Tchau!