Athos Bulcão • O artista de Brasília

Já faz um tempo que tenho vontade de trazer Posts sobre artistas e arquitetos aqui para o Blog. Em uma dos meus projetos, escolhemos para o lavabo um revestimento incrível da Portobello em parceria com a Fundação Athos Bulcão. Seu lançamento foi uma homenagem aos 100 anos do Artista.


Athos Bulcão nasceu no Rio Janeiro em 1918 mas cresceu em Teresópolis. Arte sempre foi um interesse da família que franqueava teatros, salão de artes e ópera. Foi amigo de artistas influentes como Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco e que os levaram conhecer outros grandes artistas. Aos 21 largou a faculdade de medicina para se dedicar a arte. Logo Trabalhou como assistente no Mural São Francisco de Assis na Pampulha. Não acreditava em inspiração e sim em talento e muito trabalho.


Mas a arte de Athos Bulcão não se resumi a galerias de artes. Suas obras tem participação no dia a dia do público. Estão espalhadas pela cidade e são contempladas por quem está à caminho do trabalho ou apenas dando uma volta. Esse é um dos pontos que faz com que seus murais sejam tão incríveis, na minha opinião. Acesso à arte.



Foto: Igrejinha Nossa Senhora de Fátima l Brasília

Foto: Mural São Francisco de Assis l Belo Horizonte

Foto: Estudo para lenços de seda l Paris

Foto: Palace Hotel l Brasília

Foto: Homenagem ao centenário de Athos Bulcão

Foto: Instituto Rio Branco l Brasilia

Em 1953, intensificou seu trabalho voltado a arquitetura e interiores. Poucos anos depois realizou projetos para grandes arquitetos como a fachada do Hospital Sul America, projeto de Oscar Niemeyer e o painel de azulejos da Torre de TV de Brasília, projeto de Lucio Costa.

Entre outras obras importantíssimas.


Athos faleceu aos 90 anos em 31 de julho de 2018. Mas continuou sendo homenageado e condecorado por suas obras deixadas.


Vejo, hoje muitas marcas e designers de azulejarias que com certeza se inspiraram em suas obra apaixonantes. As próximas imagens são da Coleção da PortoBello. Espero que tenho gostado do breve Post e até o próximo!



Foto: Coleção Portobello

Foto: Coleção Portobello

Foto: Coleção Portobello

Foto: Coleção Portobello


56 visualizações